Como Reciclar o "Lixo" da Minha Casa

Separar o lixo doméstico é uma tarefa simples mas pouco realizada. Muitas pessoas, ao descartarem os resíduos, ainda colocam restos de comidas, metais, papéis e plásticos em um mesmo recipiente. Dessa forma, os materiais não podem ser reaproveitados e acabam prejudicando ainda mais o planeta, pois possuem tempo de decomposição demorado. 

Vamos para as dicas!

Para que possamos mudar essa realidade, ajudar o nosso planeta e aos amigos da coleta seletiva, trouxemos algumas dicas de como reciclar o lixo doméstico. Simples, rápido e prático!

Inicialmente, precisamos diferenciar os materiais que podem ser reciclados dos que não podem ser reciclados. O lixo que é reciclado, na verdade não deve ser chamado de “lixo”, pois é uma matéria-prima, o correto é denominá-los de “resíduos sólidos” e o “lixo” mesmo seria os rejeitos e outros materiais que não são recicláveis.

Os mais conhecidos que podem ser reciclados e retornarem  ao consumidor em forma de matéria-prima ou novos produtos, são: papéis (papelão, jornal, etc), plásticos, metais e vidros e os que não podem ser reciclados são: papéis plastificados, papéis sanitários (papel higiênico), etiquetas adesivas, papéis engordurados, papel carbono, papéis parafinados, fotografias, papel celofane, bitucas de cigarros, guardanapos e qualquer material orgânico.

Inclusive, a melhor destinação para os restos de comida é utilizá-los em uma composteira. Confira no nosso artigo Composteira e Hortas Verticais quais são os materiais que podem ir na composteira.

 

Uma observação importante é que as embalagens plásticas precisam ser higienizadas (de preferência, com água de reuso, como a da máquina de lavar), as caixas de papelão dobradas (para economizar espaço), os vidros embalados em jornal ou papelão, principalmente se estiverem quebrados, para não machucarem quem os manusear; os papéis podem ser dobrados, mas não devem estar amassados.

Já os resíduos eletrônicos (como pilhas, baterias, celulares) e as lâmpadas, apesar de serem considerados recicláveis, precisam ser encaminhados a pontos específicos de coleta. Pilhas e baterias de celular podem ser devolvidas diretamente aos fabricantes, para isso, basta entrar em contato com eles. Alguns disponibilizam pontos de coleta em unidades de grandes supermercados.

Para mais informações sobre materiais e dias de recolhimento, é só procurar a coleta seletiva da sua cidade.

Para mais dicas de sustentabilidade, confira a nossa página do Instagram.

T&D Sustentável, tecnologia & desenvolvimento sustentável para o futuro do planeta.

Artigos Recentes

plugins premium WordPress
Scroll to Top