
Estamos em um momento delicado, onde as nossas ações precisam ser repensadas, para que tenhamos um futuro melhor. Essas mudanças iniciam nas pequenas ações diárias, como fechar a torneira ao escovar os dentes, reutilizar a água da máquina de lavar para limpar a garagem ou calçada, separar o lixo para a coleta seletiva, dentre outras.
Sabemos que algumas ações estão impossibilitadas em virtude da pandemia. Mas, neste momento, podemos aprender mais sobre o nosso meio ambiente e como ajudar a tornar o planeta melhor. E para te ajudar nessa reflexão e, também, para desopilar na quarentena, trouxemos algumas dicas de filmes e documentários que tratam sobre sustentabilidade e meio ambiente.
O primeiro é o filme Wall-E, uma animação da PIXAR que fala sobre a destruição que a raça humana causa na terra com a poluição e sobre um amor verdadeiro entre Wall-E e Eva. A partir desse filme, podem ser discutidas questões sobre responsabilidade ambiental e como podemos contribuir para um mundo melhor.
Outra indicação que nos leva a reflexão sobre o que temos feito para ajudar o planeta é o longa-metragem O Sal da Terra, que conta um pouco da história humana e seu impacto sobre o planeta. Também mostra o lado exploratório de recursos naturais, a relação de diversas civilizações com a natureza e a guerra, além da grandeza da natureza.
A nossa terceira indicação é um filme brasileiro baseado em fatos reais. Xingu retrata a história da expedição dos irmãos Villas-Bôas (os mais importantes indigenistas do país) pelo Rio Xingu no Brasil Central, mostrando o desbravamento do Brasil, o contato com aldeias indígenas e a criação do Parque Nacional do Xingu.
Por último, o documentário Oceanos de Plástico, que foi dirigido por Craig Leeson e aborda algumas áreas atingidas pela poluição do plástico, evidenciando a mudança drástica nos ecossistemas.
E aí, gostou das dicas? Que tal aproveitar a quarentena para repensar as suas ações sobre o meio ambiente?
T&D Sustentável, desenvolvimento sustentável para o futuro do planeta.