7 Maneiras Que o Aleitamento Materno Contribui Para um Planeta Saudável

7 Maneiras Que o Aleitamento Materno Contribui Para um Planeta Saudável

Matéria 05/08/2020

Semana Mundial de Aleitamento Materno


 Entre os dias 01 a 07 de agosto, é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno - SMAM, que tem como objetivos implementar, divulgar, informar e engajar as pessoas sobre a importância desse alimento de ouro. Esse ano, o tema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”, visando mostrar a relação entre aleitamento materno e o meio ambiente.

E para isso, listamos alguns fatores que prejudicam o nosso planeta e que podem ser evitados com o aleitamento materno:

 

- Podemos poupar de 95-153kg de dióxido de carbono por bebê, se compararmos a fórmula, que tem como ingrediente principal o leite de vaca.

- Menos poluentes no nosso meio ambiente, pois a criação de gado leiteiro e a produção leitera libera metano e outros gases de efeito estufa.

- Redução do consumo de energia, já que a produção de fórmulas requer que o leite de vaca seja aquecido a pelo menos 70°C durante a sua manipulação. Isso equivale a energia necessária para recarregar 200 milhões de smartphones em um ano.

- Diminuição da produção de fórmulas e, consequentemente, de latas e produtos que possam ser lixos e resíduos poluentes.

- Reduz o consumo de água na lavagem de bicos e mamadeiras.

- Não utiliza transportes que liberam gases e poluem o ar.Não produz queimadas e desmatamentos.

 

Vamos fazer a nossa parte incentivando, apoiando e cuidando das mães que amamentam. Assim, estaremos contribuindo para um planeta com crianças mais saudáveis e que adoecerão menos; com menos resíduos, sem desperdícios e repleto de amor!

T&D Sustentável, desenvolvimento sustentável para o futuro do planeta.


Autor: Sáskhia Torquato, Mário Barros