Artigo T&D Sustentável | Case de Sucesso | parte 1 de 3

Artigo T&D Sustentável | Case de Sucesso | parte 1 de 3

Institucional 29/05/2020

 O Início da História da
T&D Sustentável

Concretizando um sonho


O início oficial da T&D Sustentável ocorreu em 21 de março de 2018, em Macaé – RJ, a partir das ideias de três amigos, Camillo Torquato, Walter Duarte e Pedro Vitali, que não imaginavam a dimensão que sua proposta de levar economia de água a custo zero iria atingir. Os primeiros contratos logo surgiram, um em Campos dos Goytacazes - RJ, e outro em Vila Velha no ES, logo no primeiro mês de abertura da empresa.

Os resultados obtidos nos primeiros contratos superaram as expectativas, mesmo estando em cidades distantes de Macaé. Desta forma, os fundadores entenderam que era de fato possível ajudar muitos clientes, independentemente da distância, sendo um dos maiores casos de sucesso os resultados obtidos no Hospital APAMIM de Mossoró (o hospital economizou cerca de 9 milhões de litros de água em apenas 12 meses), local de nascimento de um dos fundadores da empresa, no semi-arido nordestino. A medida que o sucesso dos resultados obtidos pela T&D Sustentável foi se espalhando, outras pessoas passaram a se interessar pelos serviços da empresa, não só como cliente, mas também como um representante da marca, e com isso, os fundadores enxergaram a oportunidade para apostar na expansão da T&D através do modelo de franquias, uma vez que prezavam pela necessidade de manter o padrão de excelência na prestação de serviços.

As primeiras unidades franqueadas surgiram em Aracaju – SE, Fortaleza – CE e Cabo Frio, ainda em 2018, seguidas em um segundo momento (início de 2019) pelas unidades Zona da Mata – MG/RJ, Salvador – BA, Natal – RN, Rio de Janeiro Zona 01- RJ e Rio de Janeiro Zona 02 – RJ. Com as unidades franqueadas, os desafios aumentaram. Já não eram somente três amigos levando os seus sonhos adiante. A T&D havia se tornado uma grande família, que como qualquer outra, passa por momentos de incertezas, dúvidas e dificuldades.

 

Primeira instalação de uma franquia – Escola em Aracaju

 

Neste momento, um grande divisor de águas aconteceu na história da empresa, que foi a aprovação em seu primeiro programa de aceleração de startup, o Startup Macaé. Foi nesse programa que a Startup de tecnologia teve seu primeiro contato com o SEBRAE, um parceiro que acompanha a T&D e que faz parte da história de seu desenvolvimento. Deste momento em diante, as incertezas passaram a ser guiadas por mentores, as dúvidas foram compartilhadas com outros empreendedores e as dificuldades foram amenizadas. O programa Startup Macaé contribuiu grandemente com o crescimento da T&D Sustentável em todas as suas esferas, sendo o ganho mais importante obtido através do conhecimento oferecido pelos mentores do programa e consultorias excepcionais (o que toda startup necessita).

Barreiras foram quebradas, caminhos foram abertos, e a T&D Sustentável iniciou sua jornada como uma empresa que viria a se destacar no cenário nacional de startups muito em breve. Além da participação no programa Startup Macaé, a T&D participou também da Tec Campos, um programa de aceleração que ocorreu em Campos dos Goytacazes, e neste momento, ficou nítido que programas que tem como objetivo orientar empreendedores a direcionarem suas atenções ao caminho correto são a chave para o desenvolvimento do Brasil.

 

Inauguração do Programa Startup Macaé, junto ao Prefeito da cidade.

Inauguração do Programa Startup Macaé, junto ao Prefeito da cidade.

 

Essa é a primeira parte de três do nosso artigo que conta um pouco da historia da T&D Sustentável. Fiquem ligados para as próximas postagens!

 

 


Autor: Pedro Vitali, Camillo Torquato, Mário Barros