
Em meio ao período turbulento que passamos devido a pandemia do Covid-19, recebemos com grande satisfação a notícia de aprovação de criação do BWRC, Centro Brasileiro de Pesquisa de Água, pela FAPESP. A mesma em parceria com a Sanasa, companhia de saneamento de Campinas, investirá R$ 120 milhões no centro de pesquisa que ficará sediado na universidade estadual de Campinas, UNICAMP. A universidade, além de ceder espaço físico, estará encarregada de empregar pesquisadores e bolsistas para integrarem o BWRC.
Os trabalhos a serem desenvolvidos no centro são relacionados a grandes desafios no campo hídrico, como dessalinização, tecnologias de tratamento e medição, segurança hídrica entre outros.
O BWRC nós traz esperança de um futuro mais promissor para questões relacionadas a água em nosso país que apesar de ser abundante em recursos hídricos sofre muito com o abastecimento de água. A Sanasa que é considerada uma das empresas de saneamento mais eficientes do país, integrando o movimento da ONU de redução de perdas de água na distribuição, ainda sustenta um índice de perda de 19.2 % na distribuição da água tratada que ela produz. A média nacional de perdas na distribuição é de 38.3% de acordo com o estudo Perdas de Água 2019 do instituto Trata Brasil. Nossa elevada média de perdas, maior que a de países como Uganda (33.5%) e Senegal (33.2%), é um dos indicadores que mostram que o futuro da água em nosso país depende de investimento maciço e concreto como os aplicados no BWRC.
T&D Sustentável, desenvolvimento sustentável para o futuro do planeta.