Como Reciclar Lixo em Casa

Como Reciclar Lixo em Casa

Dicas 25/09/2020

Vamos Para as Dicas


Separar o lixo doméstico é uma tarefa simples mas pouco realizada. Muitas pessoas, ao descartarem os resíduos, ainda colocam restos de comidas, metais, papéis e plásticos em um mesmo recipiente. Dessa forma, os materiais não podem ser reaproveitados e acabam prejudicando ainda mais o planeta, pois possuem tempo de decomposição demorado.

Para que possamos mudar essa realidade, ajudar o nosso planeta e aos amigos da coleta seletiva, trouxemos algumas dicas de como reciclar o lixo doméstico. Simples, rápido e prático!

Inicialmente, precisamos diferenciar os materiais que podem ser reciclados e, dessa forma, retornarem ao consumidor em forma de matéria-prima ou novos produtos, como papéis (papelão, jornal, etc), plásticos, metais e vidros, dos que não podem retornar ao consumo como restos de comidas.

Outros itens que também podem ser descartados com os recicláveis são cartelas de comprimidos e bandejas de isopor, pois podem se transformar em matéria-prima para blocos de construção civil. Uma observação importante é que as embalagens plásticas precisam ser higienizadas (de preferência, com água de reuso, como a da máquina de lavar), as caixas de papelão dobradas (para economizar espaço), os vidros embalados em jornal ou papelão, principalmente se estiverem quebrados, para não machucarem quem os manusear; os papéis podem ser dobrados, mas não devem estar amassados.

Já o lixo eletrônico (como pilhas, baterias, celulares) e as lâmpadas, apesar de serem considerados recicláveis, precisam ser encaminhados a pontos específicos de coleta. Pilhas e baterias de celular podem ser devolvidas diretamente aos fabricantes, para isso, basta entrar em contato com eles. Alguns disponibilizam pontos de coleta em unidades de grandes supermercados. Para mais informações sobre materiais e dias de recolhimento, é só procurar a coleta seletiva da sua cidade.

T&D Sustentável, desenvolvimento sustentável para o futuro do planeta.


Autor: Sáskhia Torquato, Mário Barros