O Ano de 2020 da T&D

O Ano de 2020 da T&D

Institucional 11/01/2021

Um Ano para se Reinventar


O ano de 2020 foi período de muitas dificuldades e superações para o planeta, e na T&D não poderia ser diferente. Assim como diversas empresas ao redor do mundo, evoluímos e nos reinventamos, e podemos dizer com orgulho que, apesar dos percalços do caminho, conseguimos nos fortalecer e estamos ainda mais engajados em nosso propósito que é combater o desperdício de água em nosso meio. Expandir, firmar parcerias, se adequar ao modelo de trabalho home-office e desenvolver novas tecnologias foram alguns de nossos desafios, ou seja, a filosofia de melhoria contínua, mesmo em um cenário adverso, continuou sendo nosso guia para entregar um trabalho de excelência para os nossos clientes. Certamente não foi fácil, mas como já dizia o ditado: mar calmo nunca fez bom marinheiro.

Começamos o ano já com muito gás, sediando nosso segundo evento de Imersão T&D, que marcou a abertura de quatro novas zonas de atuação, onde franqueados de todo o Brasil se reuniram em Macaé para se aprofundarem em todo universo da T&D Sustentável. Contando com mais de 50 participantes, foram cinco dias de muito aprendizado e troca de experiencias, sendo o intuito do evento solidificarmos a base de conhecimento entre os funcionários da empresa, buscando garantir qualidade máxima na entrega para nossos clientes.

A partir desta data, a família T&D cresceu bastante com a abertura de mais quatro franquias (Ribeirão Preto – SP, Campinas – SP, Região dos Lagos – RJ e Vila Velha – ES), contratação de pessoas que dividem a paixão dos sócios fundadores no combate de entregar um futuro melhor para as futuras gerações, culminando em mais de 90 milhões de litros de água salvos apenas neste ano.

Na primeira metade do ano também, concluímos o ciclo de aceleração no programa Startup Macaé, que foi um dos grandes divisores de águas em nossa trajetória. A contribuição deste programa em nossa história foi imensurável, com destaque às mentorias prestadas por diversos professores e empreendedores de renome nacional, além do grande network e amizades formadas, que trazem ganhos para nossa marca até os dias de hoje. Não menos importante, é válido mencionar que os incentivos financeiros e o espaço cedido para a instalação de nossa primeira base de operações foram fundamentais para o nosso crescimento. A T&D não estaria hoje, sem sombra de dúvidas, no lugar que está hoje se o programa Startup Macaé não tivesse existido, e seremos eternamente gratos por todo o trabalho que foi desenvolvido em prol do empreendedorismo na região Norte Fluminense.

Ainda no cenário da aceleração de startups, houve ainda nossa participação no programa Oi Labora + SEBRAE, um que projeto apresentou uma nova metodologia de aceleração. As consultorias e mentorias fornecidas pelos maiores especialistas do Brasil no ramo do empreendedorismo, serviram como base para traçar atividades específicas e cuidadosamente pensadas para superar os grandes desafios existentes no cotidiano de nossa empresa. Mais uma vez a ajuda não pode ser medida, e a proposta deste programa alavancou a T&D, sendo o resultado uma transformação obtida em meses que somente seria obtida em anos de trabalho.

Como reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido, ocorreu ainda em outubro a participação da T&D como uma das 6 finalistas no prêmio INXXBr, que busca destacar as maiores empresas e startups no cenário nacional e américa latina.

Por fim no universo das startups, o fechamento de ano foi marcado, em dezembro, com nossa participação entre os finalistas do prêmio Desafio Empreendedor da CRIOS em 2 categorias, a de Startup do Ano e a de Empreendedor do Ano com nosso CEO.

Sem sombra de dúvidas, 2020 foi um ano marcado por um cenário adverso que colocou à prova até mesmo as empresas mais sólidas do mundo. Entretanto, foi um ano que mostrou também como a perseverança, o estudo e o trabalho árduo são capazes de vencer qualquer obstáculo. Na contramão da crise e da pandemia, conseguimos aumentar nossa área de atuação, fechar novos contratos e contribuir com a sociedade através de nosso propósito que é diminuir o desperdício de água. Somos gratos pelo ano que se encerrou, e iniciamos 2021 com a certeza de estarmos no caminho certo, energizados e prontos para novos desafios.


Autor: Mário Ferreira, Pedro Vitali, Camillo Torquato